image1 image2 image3

AQUANIMAL |SEJA BEM VINDO|AO BLOG MAIS ANIMAL DA INTERNET| ACOMPANHE NOSSAS NOVIDADES

AQUASCAPING - CRIANDO FORMAS DE PERSPECTIVA E DISPOSIÇÃO DE LAYOUT





O Aquascaping é uma arte cada vez mais desejada e valorizada por aquaristas no mundo inteiro.
O Hobbie se tornou tão importante que são feitas competições e premiações pelo Layout mais bonito.
Aquascapes, como outras formas de arte, têm uma série de regras de orientação e aplicação. Estas regras existem para nos guiar e trazer sucesso na composiçao e decoração de seu aquário. Mas lembre-se: regras existem apenas para nos orientar, e um artista qualificado pode realmente melhorar um projeto, seja mudando ou quebrando as regras, idealizando novos layouts e aquascapings.
Vamos então apresentar algumas idéias básicas de composição e design, destacando algumas regras para ganhar o efeito artístico que você deseja, maximizando a beleza e o impacto do seu design. Em primeiro lugar, vamos falar da "Proporção Áurea" e como criar perspectiva em um aquário.

TRABALHANDO COM A “PROPORÇÃO ÁUREA” E A REGRA DOS TRIOS

A Golden Ratio ou Proporção Áurea foi desenvolvida pelas civilizações antigas, e relatos históricos mostram que Sumérios, Egípcios e Gregos teriam a usado em todas as formas de arte e arquitetura há milhares de anos, como por exemplo as Pirâmides (as pirâmides de Gizé são um trio e em sua composição interna, seguem a proporção Áurea).  Segundo os estudos da Proporção Áurea, todas as construções da natureza estão em perfeito equilíbrio e similaridade, seguindo formas geométricas harmônicas como a disposição e formato de uma folha, ou os traços da face humana.
Também reconhecida como fórmula matemática como a Sequência de Fibonacci ou PI, essa regra fornece um guia para alcançar o equilíbrio perfeito dentro de uma obra de arte, ou qualquer esforço que envolva a junção de objetos em um espaço, por isso mesmo todos os grandes e famosos artistas como Botticelli em “O Nascimento de Vênus” e Da Vinci em “Mona Lisa” se tornaram obras eternizadas e tão conhecidas.
Ela pode ser simplificada na regra de trios que não tem exatamente as mesmas proporções, mas é mais fácil de implementar ao compor um layout bidimensional, como em um aquascape através de um ângulo de visão, por exemplo, a frente do aquário.

COMO USÁ-LA

Imagine que existem quatro linhas (duas horizontais e duas verticais) cruzando-se através do aquário, dividindo-o em nove seções iguais. Onde quer que as linhas cruzem é ​​um ponto de foco “áureo” para o seu aquascape, e são essas as marcas onde você deve considerar o posicionamento e aparição dos objetos mais proeminentes como pedras principais, troncos ou espécies de plantas de cores que se destaquem (como vermelhas). O mesmo processo pode ser feito quando se considera planejar a altura das plantas e do Hardscape (composição de rochas); Coloque os pontos focais em 1/3 ou 2/3 da altura do tanque, e lembre-se de considerar a altura que suas plantas vão crescer. Você pode usá-lo para planejar o layout geral do seu tanque, por exemplo, você pode optar por ter 1/3 do espaço plantado e 2/3 espaço sem objetos, ou vice-versa. Existe uma  infinita possibilidade de combinações, e tudo pode ajudar a alcançar resultados lindos resultados.

QUEBRANDO AS REGRAS

Lembre-se que nem todas as regras devem ser seguidas o tempo todo. Embora possa ser aconselhável para os principiantes que fiquem mais atentos às regras de composição, um novo foco que quebre as regras vai exigir atenção de maneira mais planejada, trazendo maior interesse pelo assunto, pesquisas, resultando na criação de um novo layout com muito sucesso.

CRIANDO PERSPECTIVAS

Este pode ser um dos maiores desafios e como um aquário muitas vezes não tem profundidade suficiente para dar uma sensação profunda de perspectiva, Isso pode ser conseguido então com o plantio cuidadoso e posicionamento de rochas e substrato para formar o hardscape, e o uso da Proporção Áurea ajuda para esse fim.

O PROBLEMA

Um erro comum ao posicionar hardscape é colocar pedras ou madeira em uma linha muito artificial, em linha reta da esquerda para a direita. Isso resulta em uma imagem plana bidimensional.

A SOLUÇÃO

Para evitar isso, imagine seu aquário como composto de várias imagens, ou telas, em camadas uma após a outra da frente para a parte traseira do aquário, cada uma com um pequeno espaço entre si, de modo que cada imagem é ligeiramente mais longe da primeira. Certifique-se de que quando você montar seu hardscape, você disponha os objetos em uma variedade de "telas", de modo que abranja uma série de pontos na profundidade do seu tanque.  Alguns objetos do seu hardscape podem compartilhar a mesmo 'tela', ou ponto de profundidade, mas a chave é criar pontos de perspectiva a partir da frente, e estes pontos devem ser os mais baixos, para trás onde eles serão os mais altos. Como a proporção áurea, esta é uma dica, para criar uma composição harmoniosa e elucidar a perspectiva dentro do aquário. O olho artístico mais experiente vai aprender a manipular as regras, usar e quebrá-las onde desejar para criar um layout verdadeiramente bonito e único.


As áreas com sinalização em diferentes tons de verde
representam a perspectiva e profundidade

LAYOUTS

Existem três layouts mais comuns;

*A forma de U
*O triângulo
*A ilha


O LAYOUT  FORMA DE “U”

Nesse Layout de U, O negativo, ou espaço aberto, estará no centro do aquário. Alternativamente, se você estiver usando a regra de dois terços, será fora do centro. Haverá maior área com plantas para o lado esquerdo e direito do aquário.


O MÉTODO TRADICIONAL

Quando o espaço negativo no meio for definido, o próximo passo é selecionar quais plantas usar e onde posicioná-las. Isso deve ser feito com cuidado e vários elementos precisam ser considerados a fim de plantar um layout com sucesso. Primeiro, deve-se considerar os hábitos de crescimento da planta; a que altura ela vai crescer, e quão rápido ele vai conseguir essa altura. O planejamento deve ser investido em como a manutenção das plantas será realizada; Se você quiser que o crescimento da planta em uma área do aquÁrio esteja a uma altura de 5cm, não deve escolher plantas que cresçam rapidamente ou então você terá que ficar sempre aparando e mantendo seu layout, tornando mais difícil manter a forma de 'U ' e manter sua visão.

UMA NOVA MANEIRA

Como toda a arte, especialmente formas de arte relativamente novas, as tendências mudaram ao longo dos anos e as técnicas se desenvolveram. A técnica tradicional é usar plantas como Glosstigma elatinoides, pequenas espécies como Cryptocorne, C. Parva e plantas podadas regularmente para criar a forma de 'U'. Uma alternativa relativamente nova para isso é usar areias decorativas e cascalhos de granulaturas diferentes no lugar da Glossostigma, troncos e pedras para criar a forma de “U”', e plantas para suavizar as bordas duras do Hardscape. Esta técnica leva a uma sensação de olhar para um rio ou profundo desfiladeiro envolto em uma copa alta e exótica de folhagem selvagem verde, que é uma das finalidades e objetivos do Aquascape, a recriação de paisagens da natureza no aquário.

O LAYOUT  FORMA DE TRIÂNGULO 

Este é um layout de composição bem sucedido nos casos em que o aquário está no canto da sala e os ângulos de visão são restritos. Consiste em plantar a área do tanque no canto da sala, junto à parede e, em seguida, reduzir gradualmente a altura do plantio, à medida que se afasta da parede, como se as plantas estivessem naturalmente rastejando em direção ao seu espaço vital.



Apesar da simplicidade aparente deste arranjo, uma consideração é importante. A primeira coisa a considerar é o espaço negativo, ou aberto. Com este layout a proporção áurea ou regra de dois terços são frequentemente utilizadas, com plantas que compõem dois terços do espaço e no terço final sendo deixado como espaço negativo. Outra dica consiste em utilizar triângulos ao longo da formação do aquário para realçar a composição e as dimensões.
Por exemplo, os troncos ou as pedras são usadas frequentemente para contrabalançar a plantação triangular deste projeto apontando-os no sentido oposto; Muitas vezes até o extremo canto superior na área aberta. Este estilo pode ser usado como uma área de areia aberta para Corydorus sp e traz uma sensação espaçosa para um aquário.

PLANTAS

A segunda coisa a ser considerada é a escolha das plantas. Para uma manutenção gerenciável e sucesso no layout, certifique-se de que as plantas são escolhidas à olho em tamanho e aparência para manter os níveis de altura desejados. Plantas de haste são poucos usadas devido a seus hábitos de crescimento,  mas podem ser usadas no canto do aquário onde o plantio pode atingir sua maior altura.



O LAYOUT  FORMA DE ILHA

Este é o layout menos usado, e muitas vezes são criados apenas por aquaristas que têm um grande aquário para plantar. O estilo é bastante autoexplicativo, todo o hardscape e plantação está no centro do aquário, e a altura que começa do alto no centro vai abaixando  até chegar nas bordas. Triângulos também são usados ​​neste projeto, mas em formas mais dinâmicas.


PLANTAS

Nesse layout as plantas da haste dão frequentemente o corpo principal da altura com mais plantas no conjunto, tais como as espécies de Cryptocorne que fornecem a biomassa ao layout com o passar do tempo.
Este é apenas um guia e poderá e deve ser adaptado como desejado. Por exemplo, poderia ser adaptado para um projeto de Iwagumi (outro assunto que podemos tratar por aqui), usando plantas de crescimento baixo e layout composto apenas de rochas e substrato para fornecer a forma da ilha. Este estilo permite posicionar a ilha não só no centro do aquário, mas também pode ser colocado fora do centro.




Esperamos que esse tutorial ajude à todos vocês, até a próxima matéria!









Créditos : 

Aquascaping - Handbook for new Aquascapers.  June 30, 2013 by Oliver Knott

Aquascaping: Aquarium Landscaping Like a Pro, Second Edition: Aquarist's Guide to Planted Tank Aesthetics and Design   July 22, 2013 by Moe Martin 

Compartilhe:

CONVERSATION

0 comments:

Post a Comment